Muitos entusiastas do surf que não vivem de fato no meio conhecem os maiores nomes dos big riders internacionais. Os vídeos impressionantes das muralhas de água de Nazaré são compartilhados por todo o mundo com esses surfistas as encarando. Porém, o tow-in é a prática que viabiliza esses feitos, e muitos não conhecem sua real importância.
O que é o tow-in
O tow-in é uma prática que envolve uma série de aspectos: puxada, deixada do surfista na onda e resgate. Tudo isso, claro, com o uso do jet-ski. Ao ver vídeos das ondas gigantes de Nazaré, por exemplo, sendo surfadas, você pode perceber que há jet-skis por todo o lado. Pois é, são esses profissionais pilotando essas máquinas que puxam os atletas, presos ao jet por uma corda especial, e os botam na onda dos sonhos. Essas ondas são tão grandes que não é possível pegá-las apenas remando, como seria feito em uma onda comum.
O piloto do jet precisa de extrema destreza e experiência, pois ondas gigantes são realmente perigosas. Ele precisa não só entender de pilotagem, mas de leitura de mar. Essa combinação é a fórmula para expedições bem sucedidas.
Resgate e segurança
O resgate é provavelmente a parte mais importante do trabalho de um piloto em expedição de tow-in. Os motivos para isso são, de certa forma, óbvios. Em situações em que o surfista cai e é engolido pela parede de água, é preciso haver treinamento por parte dele próprio e de quem está no jet ski para resgatá-lo o mais rápido possível.
A missão do surfista é praticar a apneia e nadar na direção correta para escapar do afogamento (tudo isso, claro, utilizando colete salva-vidas). Já a missão do resgate é prestar máxima atenção para estar próximo ao atleta assim que ele emergir e chegar até ele o mais rápido possível. É necessário que isso seja feito antes que outra onda os alcance, fazendo com o surfista tenha que passar por outro período de apneia e, dessa vez, com o piloto e jet-ski juntos.
Experiência e destreza
A popularização da prática do tow-in é excelente, pois aponta um holofote para esses pilotos de resgate tão importantes. Porém, isso traz também um perigo: o surgimento de muitos charlatões. É preciso ter um profissional de confiança, com experiência e know-how para puxar e, especialmente, resgatar quem precisa de sua ajuda. Contem com a equipe SurfPark Eventos e seus profissionais e, caso queira aprender e se tornar referência no tow-in, conte com os workshops ministrados por Alemão de Maresias e equipe.